Post

Planeje suas metas de forma inteligente


planejar-metas

Um dia no parque estavam um jovem e seu avô. Enquanto os dois conversavam sobre a vida, o jovem disse que queria tocar os céus. O sábio avô apenas respondeu – “Então, antes, planeje a escada”.

O que avô queria dizer é simples: precisamos de metas. Sem metas não passamos de loucos correndo sem direção em um campo minado. Uma pessoa sem metas é como um trem sem trilhos.

Um novo ano está aí em nossa porta e para que ele seja melhor que 2014 devemos planejar.

Para ajudá-los a planejar melhor suas metas, vamos apresentar aqui uma ferramenta originalmente criada pelo pai da administração moderna, Peter Drucker, o chamado método SMART – que traduzido do inglês, significa INTELIGENTE.

O nome do método é um anagrama das palavras (em inglês) que definem os cinco conceitos que o formam: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo.

Específica

A meta deve conter os detalhes. Por exemplo, se sua meta é reformar sua casa, coloque no papel como você quer que ela fique. Se desejar trocar de carro, imagine de qual marca será o próximo. Com ar-condicionado ou sem? Freios ABS? Airbags? Que ano? Seja específico.

Mensurável

Metas devem ser mensuráveis. Quanto você gastará para a reforma da casa ou para trocar de carro? Lembre-se: o que não é mensurado, não pode ser administrado.

Atingível

Defina metas alcançáveis para que você possa planejá-las. Não quero dizer que você não deve ser audacioso e arriscar. Mas você precisa fazer uma avaliação: como está seu nível de confiança? Quanto mais metas conquistadas, maior será sua motivação para realizar outras.

Relevante

As metas inteligentes são relevantes. Elas causam mudanças positivas na sua vida e podem fazer parte de algo mais audacioso. Portanto, gaste seu tempo, força e dinheiro naquilo que realmente seja importante para você. Invista naquilo que tenha valor para sua vida.

Tempo

Defina dia, mês, ano e prazo para a realização da suas metas.

 

Você tem que ter em mente que todos esses conceitos estão intimamente ligados. Não adianta apenas especificar a meta e definir o tempo, por exemplo. É necessário que todos eles sejam aplicados.

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo