Post

Lições do Filme Birdman sobre Carreira e Sucesso


birdman

Veja alguns aprendizados obtidos com o filme ganhador do Oscar 2015

“Birdman” foi ganhador do Oscar 2015 na categoria melhor filme, e não é para menos, trata-se de uma narrativa que retrata de forma realista, os malefícios causados àqueles profissionais que buscam de maneira desmedida alcançar o sucesso.

A comedia dramática conta a história de um ator que teve muito sucesso no passado ao interpretar um personagem chamado Birdman, tornando-se um clássico. Porém, na quarta sequência da saga, o ator recusa o papel, pois se sente incomodado em ter seu sucesso atrelado ao super-herói.

Desde então, o reconhecimento de sua carreira começa entrar em declínio, portanto, ele decide ir para a Broadway, roteirizar e dirigir uma peça, com objetivo de reafirmar seu talento e resgatar sua fama.

A sucessão dos próximos acontecimentos é repleto de conturbações. Reflexo do desequilíbrio entre carreira e vida pessoal, que acarretou em problemas conjugais, desfalque no relacionamento com a filha, e principalmente conflitos existenciais, por ter direcionado toda a sua atenção por durante anos, única e exclusivamente, para atingir seu sucesso profissional, o que muito contribuiu para a perda de sua identidade.
Aprendizados do filme para reflexão

Confira abaixo dois grandes aprendizados obtidos com o filme “Birdman”, ganhador do Oscar 2015, que valem a pena serem refletidos:

Autoconhecimento

O personagem principal demonstra ser confuso e tem constante necessidade de ser notado, de aprovação, além da insegurança e dúvida permear seus pensamentos.

A busca pelo pertencimento, diferenciação e marca pessoal (identidade), é construído por um único caminho, o autoconhecimento. Quanto mais o indivíduo se conhece, mais clareza adquire sobre seus potenciais, habilidades, e aquilo que o torna um ser único. Além de aprimorar seu senso de discernimento diante das adversidades para lidar com os conflitos internos e externos da melhor forma possível, bem como, tomar decisões mais assertivas.

Equilíbrio

O estilo de vida do indivíduo impacta diretamente na qualidade de sua performance em todos os contextos. É preciso manter o comedimento entre todas as partes que o envolva, como família, saúde, trabalho, lazer, relacionamentos, espiritual etc. Pois, o ser humano possui por natureza, a necessidade de manter a balança da vida equilibrada para que sua saúde física e mental esteja em harmonia.

Deste modo, atinge sua realização à medida que ativa suas diversas relações: consigo, com o outro e com o universo. Ao trabalhar a integralização de seus diversos campos, fortalece cada vez mais a autossatisfação, qualidade de vida, realização e bem estar. Possibilitando que norteie sua vida pautado em motivações realmente verdadeiras, onde cada passo poderá ser dado com consistência.

Por fim…

Para estabelecer uma carreira bem-sucedida, é necessário compreender que não somos uma máquina. Portanto, muito mais do que trabalhar demasiadamente, é preciso investir em si mesmo, desfrutar da presença de pessoas que são importantes para você, se relacionar consigo, com o outro e ser mais participativo da vida, sabendo apreciar cada momento. Mantenha o equilíbrio sempre!

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo