Post

Consultorias certeiras salvam empresas em apuros


consultoria

No Brasil é comum que as empresas não façam um controle de custos efetivo, além disso, o acesso ao capital é muito caro – porém para uma empresa crescer é necessário fazer investimentos planejados. Cada vez mais, empresários em apuros e até mesmo empresas mais tradicionais tem buscado apoio e orientação de consultorias especializadas para o reequilíbrio econômico-financeiro e a retomada do crescimento do negócio.

Toda empresa que deseja passar por um processo de recuperação deve atentar para três pontos: controle de custos mais severo, investimentos constantes e planejamento. O ideal é que esse tipo de trabalho seja realizado logo nos primeiros sinais de risco e desequilíbrio. Os primeiros sintomas de uma empresa que pode estar perto de um processo de desequilíbrio mais profundo são: falta de dinheiro para pagamento dos funcionários, ausência de capital de giro, empréstimos e dívidas crescentes. É importante que os dirigentes e sócios da empresa estejam muito atentos a esses indicadores, pois quanto antes se atuar no problema melhor será. Isto evita os momentos de crises mais criticas e difíceis.

Os resultados podem ser atingidos, em média, depois de três meses de trabalho. Os projetos de revitalização e recuperação de empresas geralmente envolvem reestruturação operacional e organizacional, melhoria de produtividade, elaboração e revisão do planejamento estratégico e mercadológico, corte de custos, negociação com credores, um trabalho junto ao setor de recursos humanos e a definição e acompanhamento clara de metas para os funcionários e sócios.

A recuperação de empresas não é como um projeto de consultoria tradicional. Como a situação de empresas em risco exige ações rápidas e emergenciais, os projetos envolvem participação direta da equipe de consultores na gestão da empresa e na implementação das ações. Trabalhar com empresas em situação de risco exige foco, disciplina e rapidez.

O trabalho desenvolvido por uma consultoria em recuperação de empresas exige mudanças nos hábitos e rotinas da empresa e por conseqüência das equipes, diretores e sócios, com uma abordagem assertiva, profissional e racional. Este é um dos grandes desafios de um trabalho como este, especialmente em empresas médias e familiares, quando normalmente os sócios e diretores têm como característica o apego à empresa. Eles possuem um vínculo mais emocional com a empresa e as pessoas e não conseguem enxergar de forma fria o que está acontecendo.

É muito comum uma empresa em apuros considerar, a princípio, a contratação de uma consultoria como um custo a mais dentro de uma situação financeira já apertada, ocorre que a prática mostra que se trata, na verdade, de um investimento com retorno financeiro certo para a empresa, para os sócios e todos os envolvidos.

Rodrigo Ventre
Sócio-diretor da Vitadenarium Consultoria 

CONHEÇA O SERVIÇO DE CONSULTORIA DA VITADENARIUM >>

 

 

 

 

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo