Post

Como enganar seu corpo para se tornar uma pessoa mais matutina


matutina

“Deus ajuda quem cedo madruga”.

Christoph Randler, professor de biologia na Universidade de Heidelber (Alemanhã) descobriu que pessoas mais matutinas normalmente são mais bem sucedidas do que pessoas noturnas pois, como um grupo, elas tendem a ser mais pró-ativas.

Uma pesquisa recente do The Guardian confirma essa ideia, mostrando que boa parte dos presidentes de empresas de sucesso acordam às 5 da manhã.

Mas e se você for uma coruja noturna ao invés de pássaro matutino, é possível mudar isso?

“Sim, mas dará um certo trabalho” diz o Dr. W. Christopher Winter, diretor do Centro de Medicina do Sono Martha Jefferson e porta voz da Academia Americana de Medicina do Sono.

“Seus genes determinam o que nós chamamos de ‘chronotipo’, que dita se você é mais matutino ou noturno”, diz Winter. “É normalmente similar entre famílias, mas pode ser influenciado até certo ponto“.

Mudar seu chronotipo leva em torno de 2 semanas, mas você precisa manter isso. Se vacilar, voltará às tendências naturais.

Confira 6 dicas para ajustar seu relógio interno.

1. Crie uma agenda da manhã, mas não se preocupe com tempo de sono

Acorde, faça exercícios e coma no mesmo horário todos os dias. O corpo gosta de antecipar o que está acontecendo e criará uma rotina.

Porém, não se preocupe com tempo de sono. As pessoas se preocupam em ajustar o tempo de sono, mas isso pode causar stress. O tempo de sono acaba se ajustando, porque você se sentirá cansado. O mais importante é manter fixa a hora de acordar.

Winter diz que o problema acontece quando você volta para padrões antigos em finais de semana e férias. Dormir a mais nos finais de semana diz ao seu corpo que a rotina matutina é apenas uma agenda aleatório e que ele deve se manter no chronotipo.

Para se tornar uma pessoa matutina, é importante acordar cedo nos finais de semana, mesmo que você tenha ficado acordado até tarde na noite anterior.

2. Use um alarme inteligente

O botão “soneca” é projetado para permitir que pessoas durmam mais alguns minutos sem entrar em um ciclo profundo de sono. Porém, ele ele pode atrapalhar sua mudança para uma pessoa que acorda cedo.

Não há nada de errado com o botão soneca, mas se você quer acordar em determinado horário, sua mente ainda não está em um estado capaz de tomar uma decisão consciente sobre se você deve ou não dormir mais 9 minutos.

Ao invés disso, Winter recomenda um aplicativo de alarme inteligente, como Smart Alarm ou Math Alarm, que requer que você resolva um problema matemático para desligá-lo ou colocar no modo soneca.

“Resolver um problema acordar seu cérebro o suficiente para que você tome uma decisão consciente”, ele diz.

Outra dica é usar a lista de músicas para tocar uma canção aleatória como alarme. “Você pode se acostumar à mesma canção ou som de alarme“, ele diz. “Músicas diferentes serão um novo estímulo e isso pode ser útil”.

3. Deixe a luz entrar

Seja natural ou artificial, a luz diz para o seu cérebro que o dia começou a manda sinais para o corpo parar de produzir melatonina, um hormônio que ajuda a regular o sono.

Se ainda estiver escuro na hora que você quiser acordar, você pode enganar seu cérebro usando luzes internas.

4. Faça algum exercício

Winter fala que se exercitar logo de manhã ajuda a acordar o corpo.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Appalachian descobriram que exercícios de manhã diminuem a pressão sanguínea, reduzem stress e ansiedade e ajudam a melhorar seu sono de noite.

Winter diz que se exercitar com luz é a melhor opção. Ele recomenda um passeio de bicicleta, corrida ou levar o cachorro para caminhar.

5. Tenha um café da manhã com muita proteína

Pule o pão e foque em ovos ou iogurte. Proteína facilita o despertar, enquanto carboidratos promovem o sono.

6. Evite a vontade de tirar um cochilo

Winter diz que dormir cedo pode ser difícil nos primeiros dias e você sentirá uma forte vontade de tirar cochilos, mas você deve lutar contra isso.

“Aproveite a sonolência para ir para a cama mais cedo”, ele diz. “Se você tirar cochilos, irá tirar o estímulo natural para dormir”.

 

Fonte: Saia do Lugar

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo