Post

Como colocar as finanças em ordem em 2015


planejar-financas

O início do ano é um bom momento para colocar a vida financeira nos trilhos. É uma ótima oportunidade para rever algumas contas, cancelar serviços que não são mais usados e, finalmente, reservar uma parte do salário para a realização de um sonho ou para a aposentadoria. A seguir, confira dicas de como fazer um check-up do seu bolso e preparar suas finanças, dadas pela educadora financeira e coach Ana Paula Hornos.

Anote os seus gastos.

Anote todas as receitas e despesas, fixas e variáveis, em um caderno ou em uma planilha no computador. Além disso, aproveite a vantagem da fatura do cartão de crédito ser um excelente extrato, com informações detalhadas e agrupe essas informações em categorias de gastos como alimentação, vestuário, lazer, etc. “Dessa forma é possível acompanhar seus gastos, avaliar prioridades e possíveis reduções no mês a mês”, explica Ana Paula.

Prepare-se para gastos extras.

De acordo com a educadora financeira, o ideal é guardar o 13º salário para os pagamentos do início do ano que são sempre mais pesados como IPTU, IPVA, matrículas de escolas e cursos, anuidades de clubes e academias e material escolar e uniforme. “Além de livrar-se de contas por todo o ano, você poderá ainda conseguir um ótimo desconto com o pagamento à vista e integral de impostos e serviços. E se sobrar um dinheirinho após os pagamentos, guarde para formação de uma reserva para emergência e realização de sonhos. Lembre-se que ter dinheiro guardado aumenta sua liberdade de escolhas e te dá maior poder de negociação”, aconselha a especialista.

Programe suas férias.

Se você já sabe o mês em que vai sair de férias, comece já a procurar pacotes e passagens. “Deixar para última hora pode ser bem mais difícil conseguir um bom pacote de viagem”, diz Ana Paula.

Corte o limite do cheque especial e não tenha mais de 2 cartões de crédito.

É comum as pessoas incorporarem o valor do cheque especial ao do salário. De acordo com a especialista, esse hábito pode levar ao descontrole financeiro. “Quem usa o limite do especial paga juros altos, o ideal é cortá-lo. Concentrar os gastos em um único cartão também só traz vantagens como isenção de anuidade, pontuação de programas fidelidade/milhagem, mais facilidade no controle dos gastos”.

Renegocie dívidas.

Se as contas saíram do controle e está difícil pagar o valor atual da dívida, é importante negociar o quanto antes. Ao conversar com o credor é importante expor sua situação financeira e o quanto pode pagar. “Sugira alternativas que mostram que você está disposto a quitar a dívida, como diminuição de juros e aumento no número de parcelas”. E sempre reflita com atenção se a nova mensalidade cabe no seu bolso. “Não adianta fazer um acordo, pagar uma ou duas parcelas, e depois voltar a ser inadimplente”, alerta.

Não compre por impulso.

Reflita sobre o equilíbrio entre felicidade e consumo e a diferença entre necessidade e desejo. “Esteja firme na sua meta e não se deixe levar pelo lado emocional”.

Estabeleça metas e planeje sonhos.

Aproveite o momento de início de um novo ano e de um novo ciclo para estabelecer metas pessoais, profissionais e financeiras. “É muito mais fácil economizar quando temos metas bem claras, pois elas servem de bússola para nossas atitudes e decisões financeiras. Estabelecer metas e planejá-las são passos importantes em direção ao alcance de sonhos e ao sucesso na vida financeira”, completa.

Fonte: Administradores.com

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo