Post

Carreira, Sonho e Realidade: presente ou futuro?


Iniciar uma carreira, conduzir, desenvolver e amadurecer na profissão nem sempre é uma tarefa fácil. Há sempre a insegurança inicial e isso acaba consumindo boa parte da nossa energia. Por outro lado, o início é sempre um momento rico de muitas oportunidades. Mas a atitude de abraçar todas as chances possíveis, além de deixar um rastro de dúvidas, pode provocar uma enorme perda de tempo, nos deixando ainda mais cheios de perguntas.

Mas quais as competências necessárias para uma carreira promissora? O que é preciso desenvolver? O sucesso e as conquistas podem vir rápido ou dependem de um tempo?

Jovens em início de carreira precisam ter a habilidade de avaliar seus dons, aptidões e, antes de qualquer coisa, escolher o que realmente gostam de fazer. Assim, maiores são as chances de garantir o sucesso profissional. Há aqueles que conseguem ser muito bem sucedidos por conta de seus talentos e aptidões. Mas uma coisa deve ficar clara: esses não são os critérios que vão gerar maior possibilidade de êxito a longo prazo.

Por isso é importante pensar o sucesso a longo prazo.

Sem dúvida seria muito mais fácil se o mundo fosse feito da nossa maneira, que nossos dons fossem logo reconhecidos, facilitando caminhos que gerassem receitas de maturidade. Mas haveria liberdade de escolha, já que a decisão profissional de cada um já estaria predeterminada sem se importar com que cada um gostaria de fazer? Num mundo assim, cada indivíduo estaria dependente de um talento despertado pelo seu próprio ambiente de trabalho. Não haveriam chances da construção, da descoberta, do desenvolvimento.

O sucesso a longo prazo traz em si algo capaz de gerar maior possibilidade de sucesso: o futuro. Comece imaginando como será o mundo daqui 10 ou 20 anos. Como estará o Brasil e como será o mercado em que você trabalha ou pretende trabalhar? Pense em como você desempenharia o seu papel e quais aptidões e habilidades seriam necessárias para isso. Faça um comparativo com o que você possui hoje. Prepare-se para o futuro, comece a trabalhar a partir de agora para poder preencher essa distância que te separa dele.

Agir desta maneira pode ajudar a reduzir todas as possibilidades de um sonho profissional frustrado.

Faça uma leitura do futuro, procure se atualizar por meio de notícias, principalmente temas básicos como tecnologia e legislação.

E prepare-se para desenvolver competências que você vai precisar no futuro. Recursos como palestras, workshops, cursos, coaching devem ser aproveitados. E você estará fazendo todo o possível para o seu desenvolvimento e, acima de tudo, diminuindo as chances de se surpreender com o mercado.  Além disso, você estará criando condições permanentes e estáveis para enfrentar tudo o que vier.

Fonte: Exame

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo