Post

Antroposofia


A Antroposofia foi estabelecida por Rudolf Steiner (1861 a 1925). Aos 22 anos, após concluir seus estudos em ciências exatas em Viena, foi convidado para organizar e publicar os textos científicos de Johann Wolfgang Goethe na Kurschners DeutscherNationalliteratur, tendo colaborado na Edição Sofia dos trabalhos de Goethe em Weimar na Alemanha. A partir dos anos que se dedicou à obra de Goethe, Steiner percebeu o enorme valor do método que Goethe empregava em suas pesquisas e a partir deste impulso publicou diversas obras, e entre estas a sua Filosofia da Liberdade, que ampliava e aprofundava as descobertas contidas em sua tese de doutorado, Verdade e Ciência.

A Antroposofia, que Steiner começou a desenvolver apenas em 1901, é uma visão sobre o ser humano e a natureza, que ao mesmo tempo, é espiritual e profundamente científica. Steiner considerava a Antroposofia um passo evolutivo e consequente no desenvolvimento do pensamento acidental.

Na Antroposofia, três tradições foram integradas e ampliadas. Primeiro, a tradição empírica da ciência moderna, iniciada com Copérnico, Galileu e Kepler. Depois a tradição cognitiva da filosofia que teve início em Platão e Aristóteles, que, após percorrer longo caminho, alcança seu apogeu no “Idealismo Alemão”, movimento que tem em Hegel, Fichte, Schelling, Schiller e Goethe seus maiores expoentes. E, finalmente, a tradição preservada do cristianismo esotérico.

A estabilidade dessa integração se reflete na posição adotada por Steiner em seus escritos filosóficos, em que se opõe de forma fundamentada ao modelo reducionista materialista alimentado pela filosofia de Kant. Em contraste ao propalado limite do conhecimento científico, Steiner propôs e descreveu como os seres humanos poderiam expandir suas capacidades cognitivas e como a expansão dessas capacidades poderiam ser utilizadas para investigar uma variedade de forças formativas que atuam no organismo, além da mera interação de partículas, princípio básico de toda explicação científica.

A pesquisa sobre forças formativas e as suas correlações entre essas forças provê a base da cosmovisão antroposófica. Essa visão traz as dimensões espirituais até as dimensões das ciências naturais.

Steiner concebeu a Antroposofia com uma epistemologia profundamente embasada. Por outro lado, a Antroposofia tem provado não ser apenas uma filosofia, ou uma nova orientação científica, mas também a ampliação disto, que a levou ter uma aplicação prática em diversos campos da vida humana moderna. A Antroposofia deu ensejo ao desenvolvimento de várias áreas. Em Dornach na Suíça se desenvolveu uma escola de ciência espiritual com várias seções especializadas, fundada em 1924. Estas pesquisas têm nutrido, ao longo de um século, um novo método pedagógico (Waldorf), com milhares de Instituições de ensino ao redor do mundo, também uma nova forma de agricultura (biodinâmica), a renovação de várias atividades nas artes, medicina, farmácia, administração, arquitetura e um grande esforço para renovar a vida social (Trimembração Social).
Extraído da Revista: Arte Médica Ampliada, vol 35.

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo