Post

Ano novo, emprego novo! Dê novos rumos à sua carreira em 2014


Ano novo, vida nova! Certo? Um jeito bom de começar pode ser pela carreira, mesmo se você ainda de férias. Como tudo na vida, especialistas contam que planejamento é essencial: “Este curto espaço de tempo que concedemos a nós mesmos para curtir as férias pode se transformar numa grande oportunidade para ter insights sobre a nossa vida profissional. Às vezes temos a necessidade de parar e olhar a nossa vida de fora e este período de férias é ótimo para isto”, orienta José Luiz Ferreira, sócio-diretor da Vitadenarium.

O primeiro passo

Seja para mudar de emprego, de área ou apenas uma promoção, o primeiro passo é analisar seus objetivos e mudar suas atitudes. Paulo Bertone, consultor de Marketing, endomarketing e franchising, aconselha a, entes de tudo, pensar bem: “o que você tem que ver ao fazer uma mudança radical de emprego é o emocional. Porque você vai começar do zero, porque você não tem históricos na empresa, então tem que reconquistar a confiança dos colegas e do superior”.

Mesmo que você examine suas possiblidades e pense muito bem antes de investir, no entanto, Paulo explica que “é necessário conversar com superiores ou amigos que te conheçam bem. Isso é mais uma auto-análise”. Afinal, depois de começar no começar no novo cargo, emprego ou o que for, tudo pode acontecer. Às vezes, a pessoa quer a promoção, mas pode não se dar bem com o novo emprego.

Paulo dá um exemplo: “uma grande vendedora com desempenho fantástico, das vendas e de relacionamento com o cliente. O que muitas empresas fazem, ou a pessoa pede, é tornar gerente de lojas. Mas isso pode ser um erro, porque a pessoa precisa lidar com estoque, burocracia. Ninguém volta para trás, então tem que sair, porque a própria liderança dela está abalada. ”

A caminhada

Para chegar lá, a caminhada é quase literal. “O verão intenso e úmido potencializa a sensação de preguiça e o retorno à atividade normal fica muito mais difícil. Então, temos que mobilizar o querer, através de um forte motivo que impulsione o fazer, por em prática seu verdadeiro impulso”, conta José Luiz. E completa: “Então reserve o último dia de férias para se preparar psicologicamente para o novo. Como seria avaliado um funcionário que volta a trabalhar após a férias e mantém uma atitude blasé?”

E já que se planejar é essencial, criar um ambiente propício para isso é essencial. “Disponibilidade, humildade de querer aprender são essenciais. Você tem que se qualificar cada vez mais, ler acima de tudo. Isso não é um hábito comum ao brasileiro, uma leitura técnica. É uma coisa que eu acho fundamental”, orienta Paula Bertone. “Se qualificar e buscar no mercado um posicionamento melhor no mercado. O que eu vejo é a falta da busca pela aprimoração. Em vez de buscar ser cada mais expert na área que atua, acomoda no emprego”, completa.

A empresa

De acordo com José Luiz Ferreira, no início do ano, as grandes empresas podem buscar novas pessoas para compor os times. Antes de procurar um novo emprego, porém, é recomendado analisar melhor a função que se tem hoje. “Faça perguntas a si mesmo, por exemplo: eu conheço realmente as pessoas com quem eu trabalho? Conheço esta empresa, seus planos, desafios, seu mercado? Eu estou sendo procurado pelo mercado? O que mais eu preciso realmente aprender?”

Ele defende que é necessário sempre fazer o melhor dentro do contexto em que se está inserido. “As pessoas são admitidas por suas capacidades e habilidades e são demitidas por suas atitudes (além da contenção de gastos). As empresas do futuro serão aquelas que operarão fundamentadas em valores como honestidade, verdade e justiça. Elas procurarão trabalhar com as boas pessoas que tenham potencial para serem bons profissionais, e não o contrário.”

Fonte: daquidali.com.br

Contatos

(11) 5091-2100

contato@vitadenarium.com.br


Redes Sociais

Facebook Twitter Skype

Localização

Rua Samuel Morse, 120 - Edifício Itajú - 13º andar, conjuntos 133 e 134
Brooklin Novo - São Paulo/SP
Mapa São Paulo